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Veja como construir uma marca de sucesso

O que a sua marca desperta nos seus atuais ou potenciais clientes? Esta é uma preocupação que nem todas as empresas levam a sério, mas que faz toda a diferença na manutenção das suas atividades e, principalmente, no seu crescimento.

A marca vai muito além de uma imagem; é necessário que se demonstre a capacidade do negócio para atender às necessidades do consumidor, garantindo satisfação e melhor experiência de quem escolhe o empreendimento. Com isso, há a representação do conjunto de valores pensados pela gestão do negócio para dar identidade ao serviço prestado.

Assim, estabelecer a marca deixa de ser um luxo e se torna uma necessidade, independente do ramo de atuação da empresa em questão.

Entretanto, mudar uma marca não é um processo simples, como muitas empresas pensam e fazem. O caminho parte de um planejamento prévio, realizando pesquisa com o público que pretende atingir, parceiros e funcionários. Tudo isso ajuda o empresário a reconhecer qual a imagem que o seu negócio transmite e verificar se condiz com o que se espera.

Dicas na hora de construir uma marca

Algumas dicas podem tornar esse processo de mudança de marca mais fácil e eficaz, minimizando a quantidade de erros necessários para conseguir um acerto.

A primeira delas é que o desenvolvimento da marca deve partir da estratégia da empresa. Para isso, é necessário ter como base a missão, a visão e os valores da rede de farmácias, tendo também alinhamento com estratégia e posicionamento.

Também é preciso o comprometimento dos gestores da rede com esse movimento de mudança, pois, sem a confiança deles, não será possível que os demais participantes da rede "comprem" essa mudança.

A empresa não se deve esquecer projeções futuras do negócio, pois isso poderá trazer dificuldade futura para a marca, levando em conta as atividades e o público do empreendimento.

O desenvolvimento da arte da marca tem que passar uma comunicação adequada. Deve-se perceber nela a mensagem que se objetiva, sendo atraente e original;

A marca deve ser uma mescla de harmonia e identidade verbal e visual, isto é, a justificativa deve ir ao encontro do que está escrito, falado ou em imagem, estando bem especificado na utilização de todos os materiais da rede;

O início do uso da marca também deve ser planejado minuciosamente, não basta ter todo um trabalho e simplesmente mudar, deve-se pensar em como e onde vai iniciar a divulgação da marca, o público e o alcance;

É preciso desenvolver um manual de uso de marca, no qual devem estar detalhados todos os cuidados e limites na utilização, contemplando impressos e digitais, arquitetura e decoração, fazendo com que tudo se comunique;

A manutenção da marca e possíveis revisões também devem estar em foco, especificando como se dará a manutenção. A gestão da marca deve alinhar todo o universo da empresa, desde o produto até o ambiente, de forma a valorizar a imagem do negócio e garantir consistência e continuidade no uso da marca.

Seguindo estas dicas, é possível tornar a marca mais atrativa e, como consequência, aumentar a fidelização dos clientes, tornando o negócio mais robusto.

 

Fonte: Administradores
Publicado em 07/11/2019