O novo caminho para o sucesso.

Terceiro Setor: 5 profissões mais requisitadas

O Terceiro Setor tem crescido e chamado à atenção de diversos profissionais e estudantes que buscam atuar em projetos e programas voltados para o desenvolvimento das entidades filantrópicas. Por isso, listamos as cinco profissões que são muito requisitadas para trabalhar nas Organizações da Sociedade Civil - OSC. Confira:

Assistência Social

Essa é como se fosse a profissão das OSC. Pensou em OSC, pensou em Assistência Social. O profissional promove o bem-estar coletivo, integrando as pessoas à sua comunidade e sociedade.

Então, defender os direitos humanos e viabilizar o acesso da população a políticas sociais como educação, saúde, moradia, previdência social, por exemplo, é um dos objetivos principais deste profissional.

Além disso, crianças, adolescentes e pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social ou têm seus direitos violados, são o público alvo do trabalho dos assistentes sociais.

Enfermagem

Em OSC, o papel do enfermeiro é cuidar das pessoas para manter e restabelecer sua saúde. Sendo assim, realizar os primeiros socorros, administrar medicamentos, fazer curativos, exames, acompanhamento, são algumas das principais funções de trabalho.

Mas para atuar nessa área é necessário ter preparo emocional para confortar pacientes em situações de bastante fragilidade, por exemplo.

Nutrição

A alimentação é um direito e necessidade para qualquer ser-humano. A nutricionista tem a função de orientar as pessoas sobre como devem se alimentar de forma saudável para melhorar sua qualidade de vida.

Por isso, o profissional nutricionista é extremamente importante para as OSC, porque será o responsável por ajudar as pessoas a cuidarem do bem-estar através da alimentação, porque sabem da importância de um estilo de vida saudável.

Pedagogia

Esse profissional tem como principal objetivo, melhorar a qualidade da educação. Orientar também faz parte do trabalho do pedagogo. Dessa forma, nas OSC, ele auxilia professores a criarem seus planos de aula, coordena projetos e ações que incentivam a educação, a aprendizagem e desenvolvem também atividades culturais.

Além disso, esse profissional pode ajudar crianças que estão internadas, criando um ambiente de aprendizagem em hospitais e clínicas médicas, por exemplo.

Em virtude disso o profissional de Pedagogia é tão requisitado em instituições do terceiro setor, porque além de suas obrigações, ele também cria estratégias para unir famílias e comunidade em prol do projeto.

Psicologia

Cuidar da saúde mental é fundamental, em qualquer idade ou situação. Portanto, o profissional da Psicologia ajuda as pessoas a se conhecerem melhor, identificando possíveis problemas e traumas de seus pacientes, ajudando a rever certos comportamentos, ideias ou sentimentos.

O psicólogo visa levar o paciente a se entender, se sentir melhor e ter confiança para enfrentar seus medos, problemas e alcançar seus objetivos. Então, quem deseja seguir nesta profissão precisa ter estrutura emocional para lidar com os conflitos pessoais de outras pessoas.

Considere atuar em OSC, ajudar o próximo faz bem; e ajudar fazendo aquilo que gostamos de fazer faz um bem maior ainda!
 

Fonte: Unasp
Publicado em 30/09/2019