O novo caminho para o sucesso.

Saiba quais são as principais áreas de conhecimento na área tributária

Se desenvolver na área tributária requer tempo, estudo e prática. Muitas vezes o momento da busca de conhecimento nos perguntamos o que nos falta para sermos profissionais melhores em termos de conhecimento técnico, o que falta conhecer ou se aprofundar para ser um profissional melhor?

Para conseguir encontrar as respostas e se desenvolver na área, é essencial que o profissional busque cursos dos seguintes temas:

1.Direito Tributário – No direito tributário você consegue compreender melhor as leis tributárias, tanto do ponto de vista teórico como prático. Hoje existem cursos que abordam os temas mais debatidos da atualidade, e com isso se ganha não só uma visão mais ética, como também estratégica sobre temas que sãomais polêmicos na esfera tributária.

2.Bloco K- Sped fiscal – Controle da produção e do estoque: O Bloco K está sendo um tema muito discutido atualmente, principalmente porque neste ano de 2019 muitas empresas estão obrigadas a esta entrega, e por conta disso muitas dúvidas surgem, e saber como lidar com essas dúvidas é muito importante.

3.ICMS – Atualização – Para todo o profissional que trabalha com ICMS, é importante se manter atualizado, e cursos de atualização de ICMS são uma boa pedida nessa hora. Existem cursos bem completos que tratam do ICMS abordando tanto questões mais teóricas do direito tributário para permitir esclarecer conceitos da legislação, como também outras questões envolvendo jurisprudências no ICMS, dicas para emissão de notas, exigências relacionadas a este imposto entre outras informações que podem variar de curso a curso.

4.Simples Nacional – Entre os requisitos de um bom profissional da área tributária, está conhecer o Simples Nacional, afinal é nesse regime que se encontram hoje a maior parte das empresas no Brasil.

5.Cursos de aperfeiçoamento em escrita fiscal – Fazer cursos de aperfeiçoamento em escrita fiscal de tempos em tempos é muito interessante para atualizar conteúdo e reforçar conhecimento.

6.PIS e COFINS – No estudo do PIS e COFINS é interessante ver temas como procedimentos tributários para a correta apuração e recolhimento dessas contribuições, tanto no regime não cumulativo, como no cumulativo.

7.Lucro Presumido – O profissional que desejar entender o Lucro Presumido de forma geral terá a vantagem de aprender sobre as obrigações acessórias deste regime, prazos de entrega, e como fazer o fechamento dos impostos.

8.SPED Fiscal – A escrituração fiscal digital do ICMS e IPI não poderia faltar na lista, no estudo do SPED é interessante que o profissional busque por questões práticas l em seus diversos blocos, como bloco 0, C, E, G, H. Em alguns cursos você pode ver todos esses temas e inclusive trabalhar até com o ReceitanetBx.

9.IPI – Estudar o IPI é interessante para quem atua com a escrita fiscal de indústrias, hoje temos cursos onde são abordados temas muito interessantes como conceito de industrialização pela legislação, contribuintes, estabelecimento industrial e equiparado a industrial, alíquotas, fato gerador, base de cálculo, imunidades, isenções, suspensões, apuração, prazo de recolhimento, entre diversos outros tópicos.

10.EFD-Reinf e DCTFWeb – Conhecer o funcionamento da EFD-Reinf e DCTFWeb é muito importante, pois, são obrigações novas, neste caso o foco do estudo deve ficar em conhecer como funcionam estas obrigações acessórias, com isso você terá maior facilidade para solucionar problemas e dúvidas do dia a dia relacionadas ao tema.

11.Substituição Tributária (ICMS) – Compreender as regras que envolvem o ICMS ST é muito importante, pois, neste regime onde a responsabilidade pela retenção e recolhimento é atribuída a um contribuinte da cadeia existem muitas regras envolvidas, e que podem ter diferenças de estado para estado.

12.Planejamento tributário gerencial – No estudo do planejamento tributário foque nos principais aspectos práticos e teóricos. Neste caso também existem treinamentos focados para que o profissional conheça novas formas de aproveitar oportunidades como incentivos fiscais, gerenciamento dos créditos de tributos, e estratégias para melhorar a rentabilidade e competitividade de seus clientes ou de sua empresa.

13.ISSQN – O ISSQN é um dos principais tributos sobre o consumo que temos hoje, e é fundamental que o profissional tributário conheça. Ter capacitação prática e teórica é muito importante para atuar com esse tributo.

14.Tributos sobre a renda – Por fim, mas não menos importantes estão os tributos sobre a renda, o famoso IRPJ e CSLL, nesse estudo foque em conhecer as definições e características dos tributos sobre a renda, alíquotas, base de cálculo, sujeito ativo e passivo, estude os princípios da anterioridade e irretroatividade que envolvem esses tributos, retenção na fonte, isso em todos os regimes, Real, Presumido, Arbitrado e Simples Nacional, bem como as obrigações acessórias envolvidas.

A JGA por se preocupar com a capacitação profissional, fazendo com que todos que atuem na área contábil, tributária ou terceiro setor consigam se desenvolver e ganhar destaque em suas profissões realiza cursos com todos os temas citados acima.

Para saber mais e buscar as datas de nossas próximas atividades, basta acessar o site da JGA Treinamentos (clique aqui).

 

Fonte: Contabilidade na TV.
Publicado em 21/05/2019