O novo caminho para o sucesso.

Saiba como fazer uma gestão eficiente em sua empresa

Com as constantes alterações no mundo dos negócios, o mercado passou a ser dividido entre quem vende preço e quem vende benefícios e para se destacar nesse ambiente cada vez mais competitivo, é necessário investir em uma boa ferramenta de gestão.

Toda empresa, mesma que focada em vender qualidade, deve se atentar a seus custos, principalmente, pensando em empresas de varejo, que com a evolução da logística está cada vez mais sensível a preços.

Para o empresário Bruno Pires, muitos empreendedores pressionados pelas dificuldades ou obcecados pelos lucros acabam cortando tudo o que podem e, muitas vezes, o que não devem deixando assim os produtos precários e gerando descontentamento em clientes.

Para dar o primeiro passo e colocar em prática uma gestão de custos efetiva, é necessário mapear e identificar as despesas. Vale a pena ressaltar a diferença entre os termos:

  • Custo é tudo aquilo que incide e afeta diretamente no preço de aquisição e/ou produção de um produto.
  • Despesa é o valor gasto com bens e serviços relativos à manutenção da atividade da empresa, bem como, os esforços para a obtenção de receitas através da venda dos produtos.

Empresas bem-sucedidas tratam a gestão de custos como forma de apoiar a estratégia e enxergam como uma maneira de investir para impulsionar o crescimento. Por isso, elas direcionam o dinheiro de acordo com os objetivos do negócio e migram os recursos para áreas consideradas importantes.

“De maneira mais prática, uma boa gestão parte de um entendimento de todos os objetivos de negócio, de uma estratégia planejada e não de uma decisão de “economizar” em algumas áreas específicas, ou mesmo uma campanha aleatória de gestão de custos por toda a empresa” finaliza Bruno Pires.

 

Fonte: Jornal Contábil
Publicado em 03/07/2019