O novo caminho para o sucesso.

Instituto Santos Dumont orienta grávidas durante a pandemia de Covid-19

Organização social de referência no Rio Grande do Norte elabora publicações com informações de atenção à saúde materno-infantil


Diante da pandemia de Covid-19 que o Brasil e o mundo enfrentam, o Instituto Santos Dumont (ISD), organização social financiada pelo Ministério da Educação (MEC), produziu uma série de publicações para orientação em casos de suspeita e confirmação da doença em mulheres grávidas.

O conteúdo foi produzido por médicos infectologistas, obstetras e profissionais das áreas de enfermagem e fisioterapia com atuação no ISD, na Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap-RN) e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O conteúdo faz parte dos esforços do ISD para disseminar informações verídicas de atenção à saúde materno-infantil no enfrentamento da Covid-19.

O material do ISD é feito em ilustrações. Um deles contém respostas às 10 perguntas identificadas como as mais comuns sobre gravidez e amamentação no contexto da Covid-19. Há ainda um fluxograma para atendimento ambulatorial dos casos de coronavírus e um checklist para profissionais da saúde na área de internação. O material é didático e pode ser reproduzido. 

As informações são baseadas em dúvidas de pacientes grávidas e em estudos sobre experiências com outros vírus respiratórios. A Covid-19 é uma doença recente e a comunidade ainda não dispõe de dados suficientes para afirmações categóricas ou adoção de protocolos específicos de condutas baseadas em evidências científicas.

O Ministério da Saúde colocou as gestantes e as mulheres que estão em fase pós-parto (puérperas) no grupo de risco para o novo coronavírus. Apesar de ainda não haver estudos que comprovem que essas mulheres sejam mais vulneráveis, o ministério decidiu redobrar a atenção com elas, como forma de prevenção.

Informativo – O Instituto Santos Dumont também participou da elaboração de um informativo para grávidas e mulheres que estão em fase pós-parto. O material foi desenvolvido pelo Comitê Técnico Assistencial para Enfrentamento à Pandemia de Covid-19, instituído pelo governo do Rio Grande do Norte, estado onde o ISD está localizado. Clique aqui e tenha acesso ao informativo Covid-19 e Gravidez.

A publicação apresenta, em tópicos, informações sobre como reestruturar o pré-natal, recomendações para a amamentação, orientações para grávidas infectadas com Covid-19 e sugestões para a organização de atendimento ambulatorial de gestantes com coronavírus. 

Para o diretor-geral do ISD e um dos autores do informativo, Reginaldo Freitas Júnior, o material busca atender às principais demandas identificadas no contexto atual da pandemia. “O objetivo é fazer com que esse material cumpra a sua função social, que é contribuir para que os serviços de saúde melhorem a qualidade da assistência às mulheres na gravidez, no parto e no puerpério”, disse. 

Instituto Santos Dumont – O ISD é uma organização social financiada pelo Ministério da Educação (MEC). Atua nas áreas de ensino, pesquisa e extensão em saúde materno-infantil e da pessoa com deficiência. A instituição oferta curso de mestrado acadêmico em Neuroengenharia, Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência e, em parceria com universidades públicas da região, estágio acadêmico para graduação nos cursos de Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Fonoaudiologia, Serviço Social e Psicologia. 

O instituto é referência no estado do Rio Grande do Norte (RN) em saúde materno-infantil, toxoplasmose, HIV, microcefalia, violência contra mulher-infantil, saúde e educação em comunidade quilombola.

 

Fonte: Bianca Estrella, do Portal MEC
Publicado em 11/05/2020