O novo caminho para o sucesso.

Informe de rendimentos devem ser disponibilizados até dia 28 de fevereiro (hoje)

Empresas devem entregar até 28 de fevereiro (hoje) o informe de rendimentos a seus funcionários ou profissionais que lhe ofereceram serviço autônomo. Esse documento é de extrema importância para a realização do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), pois incluí todos os rendimentos tributáveis.

Essa medida vale também para os bancos, que deverão informar aos seus clientes sobre os saldos na conta-corrente, cadernetas de poupança ou investimento, além de planos de saúde e odontológico.

No caso dos empregadores, esse extrato tem que informar todo o valor pago aos trabalhadores no ano passado. Isso inclui férias, 13º salário e desconto de contribuição para o INSS, assim como o imposto retido na fonte e as deduções aplicadas.

A empresa que prestar informações falsas sobre rendimentos pagos, deduções ou imposto retido na fonte está sujeita a multa. O mesmo ocorre com o contribuinte que se aproveitar da irregularidade ou prestar informações erradas.

Quem não receber esse documento no prazo deve procurar o empregador. Se não der resultado, a Receita Federal recomenda que o contribuinte comunique o fato à unidade de atendimento mais próxima.

 

Fonte: Extra
Publicado em 28/02/2019