O novo caminho para o sucesso.

Indicadores financeiros são essenciais para a gestão financeira

Os indicadores financeiros são os principais responsáveis por fazer com que não só os gestores de empresas, mas também fornecedores; financiadores; governo e colaboradores acompanhem o desempenho econômico e os pontos fortes e fracos de uma entidade. 

De forma geral, esses indicadores financeiros são classificados em quatro grandes grupos: a rentabilidade dos produtos; a estrutura do capital, que é a responsável por demonstrar a origem dos recursos das empresas; a liquidez, que é a capacidade de pagamento da empresa e a atividade que indica os períodos em casos sazonais ou de aumento de demanda e suas consequências no fluxo de caixa. 

A elaboração dessas ferramentas devem ser feitas por todas as empresas, pois são fundamentais para direcionar as tomadas de decisões e fazer com que empresários consigam agir de forma segura para maximizar oportunidades, minimizar os riscos e planejar novas estratégias.

 

 

Fonte: Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina e Região (Sescap-Ldr).
Publicado em 04/01/2019