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Identifique se você tem perfil de franqueado

Há alguns anos o mercado brasileiro enfrenta grande instabilidade gerada pela crise econômica. Tendo em vista esses fatores, cada vez mais empresários miram nas franquias como uma alternativa para empreender com segurança.

No entanto, nem todos os empreendedores contam com as características essenciais para atuar em franchising. Confira, a seguir, as principais qualidades do franqueado bem-sucedido:

É preciso gostar de pessoas

O dia a dia de uma franquia passa sempre pelo atendimento de clientes. É preciso entender suas necessidades, ver quais as opções de produtos e serviços disponíveis no portfólio e, por fim, vender a solução mais adequada.

Saber fazer a correta análise de motivações, personalidades, percepções e atitudes deste consumidor, trazem uma maior conexão com ele. Uma das primeiras características de um franqueado de êxito é gostar de pessoas.

Ter espírito de dono

Muitos empreendedores que pensam em investir em franquias estão acostumados com a dinâmica das grandes corporações. Mas, ao mudar de posição, é preciso saber ouvir os mais variados atores: o que seus colaboradores têm a dizer, o que a franqueadora acredita que é o melhor processo, o que os clientes pensam sobre suas ações. Antes de tudo, é necessário pesar com exatidão cada uma dessas demandas e tomar decisões com base no feeling e em dados de mercado. Ou seja, deve-se ter o espírito de dono.

Conhecer a fundo técnicas de gestão

É preciso ter uma visão 360 graus do empreendimento. Por isso, a necessidade de conhecimentos básicos em finanças e contabilidade, recursos humanos e de liderança, saber gerenciar vendas e estoques, e acima de tudo, zelar pela imagem da marca franqueadora.

Ter o capital disponível para abrir o negócio

Parece uma dica óbvia, mas muitos empreendedores não têm à disposição o capital recomendado pela ranqueadora, não contam com uma reserva de caixa ou ainda comprometem todo o seu dinheiro no investimento.

A pressa em buscar uma fonte de renda alternativa pode trazer consequências sérias para a sua saúde financeira. Ao colocar os números e indicadores em uma simples tabela de Excel, é possível avaliar riscos, oportunidades e ameaças, montar cenários, prever o movimento dos concorrentes e os ganhos futuros.

Ter afinidade com o ramo de atuação

Um dos pontos essenciais é gostar do ramo de atuação. Não adianta investir em alimentação se o empreendedor gosta mesmo de beleza e saúde ou vice-versa.

Tudo fica mais fácil se a franquia tem uma conexão com seus objetivos e histórico.

Cumprir a sua promessa

Ter compromisso é um aspecto fundamental na hora de abrir uma franquia. Os clientes só vão acreditar no seu empreendimento se você conseguir honrar com a sua palavra.

Esta também é uma premissa básica da publicidade. Ao realizar uma promessa, é necessário colocá-la em ação por meio de atitudes.


Fonte: Administradores