O novo caminho para o sucesso.

Gestão financeira e as micro e pequenas empresas em 2019

De acordo com dados divulgados pelo Sebrae, as micro e pequenas empresas (MPEs) são as grandes geradoras de riquezas para o Brasil, sendo responsáveis por 53,4% do PIB desse setor. No PIB da indústria, a participação das micro e pequenas já está em 22,5% se aproximando do valor das médias empresas que possuem 24,5%. No setor de serviços, mais de um terço da produção nacional (36,3%) tem origem em pequenos negócios.

Para garantir que esse crescimento continue em 2019, os empresários devem aperfeiçoar o planejamento de seus negócios com tecnologia e para vencer os desafios de gestão das MPEs devem estabelecer custos e metas para começar elencar as prioridades; fazer uma projeção de períodos pré-determinados de despesas e receitas; e também realizar a previsão de cenários positivos, pessimistas e conservadores, além de prever gastos emergenciais.

Ao fim desse planejamento, o empresário deverá continuar acompanhando o fluxo de caixa diariamente, com cada entrada e saída, para assegurar que o negócio está indo bem e de acordo com o que foi estipulado. Esse sistema pode ser realizado de maneira automatizada, aliando a tecnologia para dar dados precisos e facilitar os processos de gestão.

 

Fonte: Exame
Publicado em 29/01/2019