O novo caminho para o sucesso.

Fique atento às mensagens de página não confiável

A Autoridade Certificadora Brasileira (ICP Brasil), responsável por viabilizar a emissão de certificados digitais para a identificação virtual do cidadão, trocou seu certificado raiz para a V.5 e por conta disso, todos os serviços da Receita Federal serão certificados através dessa nova estrutura de cadeias ICP Brasil.

Como a nova raiz não vem acompanhada nos navegadores de internet, quando o usuário acessa uma página que está aderindo ao novo certificado, é enviada uma mensagem dizendo que o mesmo não é confiável.

A dica é verificar se você está navegando por uma página acessada a partir da Receita Federal na internet (www.receita.fazenda.gov.br), se ela está em protocolo https:(barra de endereço) e se a imagem de um cadeado fechado aparece, geralmente ele se encontra na barra inferior do navegador. Neste caso, para evitar que a mensagem apareça, o certificado poderá ser instalado.

Para instalar as novas cadeias de certificado, basta clicar nos links abaixo, de acordo com o seu Certificado Digital:

ICP- Brasil V2

Autoridade Certificadora da Secretaria da Receita Federal V3

Autoridade Certificadora do SERPRORFB V4

Autoridade Certificadora SERPRORFBSSL

ICP- Brasil V5

Autoridade Certificadora Secretaria da Receita Federal do Brasil V4

Autoridade Certificadora SerproRFB V5

É importante atentar-se para a versão de Sistema Operacional. Isso porque se o sistema operacional for Windows, será preciso confirmar se a versão instala é a XP com Service Pack 3 ou superior. Mas, se o sistema operacional não for Windows, haverá a necessidade de consultar o seu fornecedor se o sistema suporta o uso da função hash SHA-2.


Fonte Receita Federal
Publicado em 19/09/2018