O novo caminho para o sucesso.

Entrega da Duimp começou em 2 de outubro

Anunciada em maio deste ano, a primeira etapa da Declaração Única de Importação – Duimp, que integrará o Sistema Integrado de Comércio Exterior - Siscomex, entrou em vigor no dia 2 de outubro.

O Novo Processo de Importação envolverá uma completa reformulação sistêmica, normativa e procedimental visando tornar a atuação dos órgãos governamentais mais eficiente, integrada e harmonizada.

A Receita Federal espera que a mudança acarrete em uma redução média de importações no Brasil de 17 para 10 dias, sem comprometer, contudo, os controles que devem ser aplicados nessas operações.

Esta primeira fase do Novo Processo de Importações abrangerá operações realizadas por empresas certificadas como Operadores Econômicos Autorizados - OEA, no modal marítimo, com recolhimento integral de tributos e que não necessitem de licença de importação.

Os prazos previstos no cronograma foram reafirmados e considerados estratégicos para a implantação integral do Novo Processo de Exportações do Portal Único de Comércio Exterior, que passará a ser obrigatório, para todas as operações de exportação, a partir de 2 de julho de 2018.

 

Da Redação com informação do DUO,MDIC  e Receita Federal
Publicado em 04/10/2018