O novo caminho para o sucesso.

Entenda como a contabilidade consultiva pode impactar o seu negócio

A contabilidade é um dos principais pilares para o gerenciamento de uma empresa. Por conta da enorme quantidade de regras, normas, processos e obrigações a serem atendidos para que um empreendimento opere de maneira regular, a presença desses profissionais se torna fundamental para uma organização saudável.

Durante muito tempo, a contabilidade foi tida como uma área burocrática, sendo responsável por emitir guias, efetuar pagamentos e elaborar cálculos a respeito dos diferentes aspectos do negócio. Contudo, essa visão está ficando cada dia mais ultrapassada. Hoje, muito se fala em contabilidade consultiva, ou seja, uma abordagem que vai além da simples execução de processos operacionais, burocráticos e da elaboração de planilhas.

Essa nova forma de contabilidade permite que o contador e empresário consigam interagir de maneira mais estratégica, analisando dados em conjunto além de servir como base na hora de tomar uma decisão.

Seu papel é manter gestores e líderes informados sobre os aspectos contábeis mais relevantes da empresa, como planos econômicos e financeiros, reforçando a gestão a partir de orientações e avaliações estratégicas.

Esse método funciona através das informações das movimentações, registros e demonstrações. O contador desenvolve análises e interpretações desses números, gerando indicadores que contribuirão para o desenvolvimento sustentável das empresas.

Sobre esse assunto, iremos destacar alguns benefícios para implementação dessa contabilidade consultiva:

Reforça a inovação- Essa nova visão da contabilidade é uma ótima oportunidade para que as empresas do setor inovem na sua forma de atuar e se aproximem dos seus clientes, pois essa estratégia tem um maior valor agregado, é mais moderna e oferece resultados ainda mais satisfatórios.

Aumento na qualidade das entregas e consequentes retenções de clientes- A responsabilidade com o pagamento dos tributos e o cumprimento adequado das normas atinentes ao negócio, sem dúvida, são algumas das principais finalidades da contabilidade nas empresas.

Planejamento aprofundado- Ao reforçar a gestão estratégica e financeira do negócio, a contabilidade consultiva também apresenta um grande potencial para subsidiar decisões e a elaboração dos planejamentos da empresa — sobretudo aquelas em estágio inicial, em que cada número e informação é ainda mais importante.

Redução de custos- A contabilidade consultiva oferece ao gestor uma metodologia muito mais sistematizada e eficiente para visualizar e entender as operações do negócio do ponto vista contábil e financeiro.

 

 

Fonte: Contábeis
Publicado em 30/05/2019