O novo caminho para o sucesso.

Entenda as razões para doar seu imposto de renda para projetos sociais

Até o dia 30 de abril, os contribuintes podem doar até 3% do Imposto de Renda devido para instituições sociais, sem gastar um centavo a mais com isso. Isso é possível com o Imposto Solidário (IR), ao optar pela declaração do modelo completo, parte dos recursos que iriam para a Receita Federal podem ser destinados para projetos sociais.
A doação do imposto não impacta no seu bolso, o valor destinado será retirado do montante que já seria pago à Receita Federal. Ao redirecionar a contribuição para instituições sociais, o contribuinte pode escolher um projeto de sua cidade em que confia e faz a diferença.
O sistema já calcula qual o valor máximo que o contribuinte pode doar. É só preencher o formulário completo. Você deve clicar em “resumo de declaração”, e logo em seguida em “doação diretamente na declaração – ECA”. Depois é só selecionar o fundo “Municipal” da cidade do projeto escolhido, emitir e pagar a DARF até o dia 30 de abril. Por fim, deve informar ao conselho e a instituição beneficiada sobre qual destino você quer dar a sua doação.
Já com a DARF paga, é preciso comunicar por e-mail a entidade e o conselho escolhido sobre a doação, anexar o comprovante de pagamento e informar no assunto do e-mail qual a entidade escolhida para a doação realizada. Com pequenas atitudes diversas instituições sociais podem ser beneficiadas.

 

Fonte: Pg1
Publicado em 01/04/2019