O novo caminho para o sucesso.

Empréstimo consignado poderá usar FGTS como garantia

Empréstimos consignados que utilizem o FGTS como garantia estarão disponíveis na Caixa Econômica Federal a partir desta quinta-feira (26). O benefício, por enquanto, está restrito ao banco estatal e podem ser solicitados em qualquer agência do banco público.

Segundo o Ministério do Trabalho, a nova linha de crédito estará disponível apenas para os trabalhadores com carteira assinada e os juros sobre ele não poderão ultrapassar 3,5% ao mês, percentual até 50% menor do que o de outras operações de crédito disponíveis no mercado.

Já o prazo para o pagamento desta dívida será de até quatro anos.

Os valores liberados para empréstimo variarão de acordo com os valores que os trabalhadores têm depositado na conta vinculada do FGTS.

Pelas regras, só é possível dar como garantia até 10% do saldo da conta e a totalidade da multa em caso de demissão sem justa causa, valores que podem ser retidos pelo banco no momento em que o trabalhador perder o vínculo com a empresa em que estava quando fez o empréstimo consignado.

O valor reservado como garantia do empréstimo permanecerá na conta do FGTS do trabalhador, rendendo normalmente, até a quitação do empréstimo. A garantia será usada caso o empregado seja demitido sem justa causa e o banco não tenha mais como descontar as parcelas do crédito consignado do salário.


Fonte: Agência Brasil
Publicado em 02/10/2018