O novo caminho para o sucesso.

Empresas devem investir na gestão de sustentabilidade em seus projetos

Todas as empresas lançam diariamente os mais variados tipos de projetos com o objetivo de criar novos produtos e serviços ou implantar sistemas de comunicação e de informação. Cada iniciativa tem sua peculiaridade e seu propósito, seja ele o de alcançar e conquistar um mercado diferente ou para aprimorar os modelos de gestão. Mas a grande dúvida é sobre como garantir que dentro desse processo de desenvolvimento, planejamento e execução esse projeto seja realizado de maneira sustentável.

A sustentabilidade no gerenciamento é essencial no século XXI. Internamente ela é responsável por garantir a eficiência da organização e, do ponto de vista do relacionamento com o público externo, é importante para que a companhia cumpra o seu papel social e ambiental.

Dentro de uma empresa, essa mudança de pensamento deve ocorrer no momento de organizar as equipes encarregadas de cada iniciativa, afinal existem tarefas de todos os tipos envolvidas nos projetos: no mapeamento das necessidades, comunicação, aquisições, controle de custos, avaliação de riscos e gestão do cronograma.

Para que tudo isso funcione de forma equilibrada é fundamental haver um gerenciamento de integração. Em cada um desses grupos, é possível rever processos. Por exemplo, a aquisição de material pode privilegiar fontes renováveis e produtores locais certificados, ou as viagens, para realizar reuniões presenciais, podem ser substituídas por videoconferências.

Para que essa nova forma seja assimilada e implantada em diversas empresas, é necessário que os envolvidos nos planejamentos, de diferentes posições hierárquicas de uma organização, se mantenham atualizados com cursos de especialização voltados para área de gerenciamento sustentável.

 

Fonte: Exame
Publicado em 10/01/2019