O novo caminho para o sucesso.

Em 2020 setor de Franquias deve continuar se diversificando

Nos últimos anos, o setor de franquias vem mostrando um crescimento expressivo e muita capacidade de se reinventar, tanto em modelo de negócio quanto em áreas de atuação. De acordo com os dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) relativos ao terceiro semestre de 2019, o setor está buscando inovar. Os segmentos que mais cresceram em faturamento, em relação ao mesmo período do ano passado, estão Casa e Construção (9,1%); Moda (8,6%); Comunicação, Informática e Eletrônicos (8,3%) e Hotelaria e Turismo (7,2%) - bem diferente daquele predomínio de Alimentação e Serviços, como se tinha antigamente.

De acordo com o administrador de empresas, Wanderson Leite, com menos oportunidades de emprego, as pessoas começaram a valorizar a independência financeira e tentar o próprio negócio. “Entretanto, nem todos possuem uma veia empreendedora ou sabem como criar uma empresa do zero. Nesse sentido, as franquias se apresentam como opções mais prontas, com a facilidade de já terem estudos de mercado, público-consumidor, análise de concorrentes, possibilidades de ascensão, entre outros fatores importantes. Também por esses motivos, são alternativas mais seguras para quem quer investir”, assegura.

As franquias ligadas à Alimentação, Saúde, Beleza e Bem-estar costumaram, por muito tempo, estar entre as principais possibilidades de investimento. No entanto, esse cenário começou a mudar a partir do momento em que as pessoas questionaram como poderiam aproveitar o próprio conhecimento como franqueado.

“Para que essa relação dê bons frutos, franqueadoras precisam estar dispostas a fornecer informações sobre o negócio. Só com esse conhecimento, o candidato poderá avaliar se possui as competências necessárias para gerir a franquia ou se precisará fazer parcerias com algumas área”, afirma Wanderson Leite.

Segundo Leite é possível transformar praticamente todo negócio em uma franqueadora, basta ter clareza dos objetivos a serem alcançados no processo de expansão e um profundo estudo do mercado. “Para quem busca uma oportunidade para empreender em 2020, vale a pena considerar as franquias. Este é um setor em franca expansão e diversificação, o que representa um universo de oportunidades para serem exploradas nessa nova década” garante o administrador Wanderson.

 

Fonte: Administradores
Publicado em 22/01/2020