O novo caminho para o sucesso.

Cuidados que devem ser tomados antes de escolher uma franquia para investir

Com o aumento de empreendedores no Brasil, abrir uma franquia pode ser uma opção viável. No entanto, de acordo com Leonardo Lamartine, diretor regional da Associação Brasileira de Franchising (ABF), alguns cuidados são essenciais para a escolha de um negócio no qual investir. 

Primeiro o investidor deve analisar o setor que se deseja investir. Após o setor escolhido, é fundamental que o investidor selecione duas ou três marcas que mais despertam interesse, para então levantar o documento Circular de Oferta de Franquia – COF dessas empresas,  onde constam todas as informações de tempo, investimento, escolha do ponto comercial, entre outros dados que servirão como base para a melhor escolha de negócio.

Ainda segundo Lamartine, antes de investir, é possível procurar referências sobre a marca escolhida com antigos franqueados.

"No documento, também tem todas as informações dos franqueados atuais e os franqueados dos últimos 12 meses. Você pode ligar para eles, trocar uma ideia e saber como eles atuam naquela rede", explica Lamartine.

A vantagem da franquia é a taxa de imortalidade que é muito menor do que um negócio independente. De acordo com diretor regional da ABF, 85% dos negócios no Brasil fecham em cinco anos, esse índice em franquias está na faixa de 4% e 5%, o que é uma diferença muito grande. “Mas franquia também existe muito risco, por isso é importante os cuidados durante a escolha” garante.

 

Fonte: G1
Publicado em 09/09/2019