O novo caminho para o sucesso.

Contabilidade e Gestão para residenciais de idosos: a ferramenta ideal para a tomada de decisões seguras

Terceiro setor é a denominação deliberada às entidades sem fins lucrativos, que têm por desígnio preocupar-se com os assuntos de cunho social. Dentre os vários segmentos de atuação das organizações não governamentais, está a assistência a Instituições de Longa Permanência de Idosos - ILPI's. Ocorre que, no Brasil, para conseguir a tão sonhada qualidade de vida, é necessário fazer algo a mais do que esperar o Estado agir.

Como diria o escritor e piloto francês Antoine de Saint-Exupéry, "o verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá mais se tem". É com esse pensamento que as entidades do terceiro setor exercem atividades em prol da população e melhoram a qualidade de vida de crianças, jovens e idosos. Neste sentido, destaque para o papel da Contabilidade frente ao trabalho que representa um rumo encontrado pela sociedade civil para abrandar os problemas sociais que atingem a coletividade. 

Sabendo da importância do assunto, a JGA Treinamentos realizará, no dia 24 de julho, o seminário "Gestão Estratégica para Residenciais de Idosos – ILPI's", e, para falar da importância do tema, o Sr. Thomas Polisaitis, gerente geral da Sociedade Beneficente Alemã – SBA Residencial, em entrevista exclusiva a JGA Treinamentos, fala a respeito da importância da logística contábil para os residenciais da terceira idade. Acompanhe:

 

A Sociedade Beneficente Alemã - SBA Residencial conta com capacidade para receber mais de 200 moradores independentes, parcialmente dependentes ou dependentes de cuidados especiais constantes. A instituição dispõe de casas, apartamentos e quartos. Com atendimento médico em tempo integral e suporte de equipes multidisciplinares, a SBA Residencial promove uma intensa programação cultural, social e física em suas instalações, que abrigam restaurante, biblioteca, auditório, cafeteria, capela, salão de beleza, entre outros. Neste sentido, qual é a importância da Contabilidade e da correta prestação de contas para este residencial de idosos, se considerarmos a vasta gama de serviços e atividades oferecidos?

A Contabilidade tem como principal objetivo registrar adequadamente todas as movimentações financeiras da instituição e fornecer informações para a Administração poder tomar decisões de forma segura.

Pode descrever a importância do controle financeiro para a SBA Residencial? 

Toda empresa deve gerar um budget [orçamento] anual, e procurar segui-lo para manter um controle financeiro eficaz.

O senhor acha que a modernização dos fiscos das três esferas de poder, bem como as tecnologias, de forma geral, está mudando a vida e a rotina do controle administrativo e contábil da sua entidade?

Sim. Com a modernização do fisco as empresas precisam se adaptar as novas regras para gerar informações cada vez mais fidedignas, tanto para a própria empresa, como para o fisco, aumentando cada vez mais a confiabilidade dos dados financeiros produzidos.

Sabemos dos entraves burocráticos para o funcionamento de qualquer negócio. Neste sentido, o senhor pode citar as principais dificuldades ligadas à sua atividade?

As ILPI's vivem um momento de indefinição quanto às regras de atuação, pois até o momento, nem o Ministério Público, nem a Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS e nem a Vigilância Sanitária conseguiram estabelecer regras claras para o adequado funcionamento destas instituições.

Qual é o papel da enfermagem nas ILPI's, bem como os principais procedimentos de assistência à pessoa idosa?

Prestar assistência e auxílio ao morador em todas as atividades diárias além de realizar controles e procedimentos para manutenção da saúde deste morador.

Em sua opinião, quais os principais aspectos jurídicos preventivos para as instituições de longa permanência?

O respeito aos ditames do Estatuto do Idoso, que estabelece as regras básicas para o cuidado e atenção ao idoso. Aqui, nas dependências da SBA Residencial, registramos todas as atividades realizadas com os moradores, para que tenhamos um histórico que nos resguarde quanto aos procedimentos por nós realizados.

Como a sua entidade contribui para o bem-estar dos idosos?

A SBA Residencial é o endereço do bem-estar para se viver plenamente a terceira idade. Aqui saúde e integração social são tratadas com excelência, através de uma solução completa de serviços e moradias, independente da funcionalidade do morador.

Pode comentar um pouco sobre a gestão administrativa do SBA Residencial, bem como desafios e pontos de melhorias?

A SBA Residencial tem uma gestão administrativa focada no bem-estar do morador. Todas as ações estão voltadas para criar um ambiente ideal para que o morador se sinta dentro de um lugar seguro e acolhedor. Os maiores desafios estão em transmitir às famílias de que o seu ente querido está tendo a oportunidade de ter um convívio social, que lhe permita fazer o que desejar, no horário que lhe for mais apropriado.

Quanto aos pontos de melhorias, estamos sempre trabalhando para nos tornarmos uma instituição atualizada, em que instalações têm que ser modernizadas permanentemente e os serviços prestados sejam constantemente aprimorados.

Para saber mais sobre o curso https://www.jgatreinamentos.com.br/Seminario-Gestao-Estrategica-para-Residenciais-de-IdososILPI 

Serviços:

Seminário: Gestão Estratégica para Residencial de Idosos – ILPI's.

Data: 24 de julho de 2019 – quarta-feira.

Horário: das 8h30 às 17h30.

Local: sede da JGA Treinamentos.

Endereço: Rua Tupi, 118 - 1º andar - conjunto 12 – bairro Santa Cecília, São Paulo/SP.

Telefone: (11) 3660.0590