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Como adaptar estratégias de RH à Indústria 4.0

A tecnologia chegou para revolucionar todos os mercados e seguimentos. Inclusive a área de Recursos Humanos de uma empresa. O RH na indústria 4.0 tem um funcionamento diferente do visto ao longo das últimas décadas, o que demanda atualização de processos dentro das corporações.

Segundo Marcelo Furtado, CEO e fundador da Convenia, a indústria 4.0 diz respeito à quarta revolução industrial, à integração de novas tecnologias (inteligência artificial, internet das coisas, bots, big data e assim por diante) aos processos mais tradicionais. Isso, claro, traz enormes desafios à gestão dos profissionais.

“Rapidez e precisão parecem polos opostos. No entanto, esse é o desafio proposto aos gestores de RH todos os dias. É preciso decidir com agilidade e acerto para não perder em competitividade.”

Uma dica dada pelo profissional é pensar nas decisões importantes que o líder de RH deve tomar — quem contratar, demitir ou promover. Isso porque se elas forem tomadas de maneira errada, podem prejudicar a performance da empresa e toda a carreira do profissional. Logo, não há muita margem para erros.

“Esse dilema — rapidez e precisão — pode ser superado ao contar com tecnologias de big data e business intelligence. Elas analisam grandes volumes de dados para gerar relatórios consistentes e completos. Assim, o líder de RH pode decidir com mais rapidez e precisão”, afirma Furtado.

Abraçar filosofias e métodos de melhoria contínua

Na atual revolução industrial, não é possível se satisfazer com o status quo. Empresas que preservam o estado atual das coisas, sem mudanças substanciais que levam ao progresso, se tornam menos competitivas e podem fracassar no médio prazo. Logo, outro (grande) desafio é melhorar continuamente. Os resultados de amanhã devem ser melhores que os de hoje, que precisam ser melhores que os de ontem.

Para superar esse desafio, é preciso investir em métodos de melhoria — o ciclo PDCA é um bom exemplo. Consiste no planejamento do que deve ser feito, execução, checagem e ação corretiva, um ciclo que é repetido várias vezes até chegar ao resultado desejado.

Existem ainda filosofias de melhoria que ajudam a inspirar e entusiasmar os profissionais. "Erro zero", "progresso contínuo" e "qualidade total" são bons exemplos.

Automatizar rotinas de departamento pessoal

A automação significa a substituição do trabalho manual, total ou parcialmente, pelo de máquinas e sistemas avançados. Dessa forma, é possível deixar as tarefas mais repetitivas a cargo das máquinas enquanto você cuida do que é estratégico e importante à gestão de RH.

Atualmente, as estimativas apontam que 56% dos líderes de RH estão redesenhando seus processos para aproveitar ferramentas digitais. Ficar de fora dessa modernização pode representar um enorme desafio, o qual é capaz de reduzir a produtividade dos profissionais e da organização.

Em vista disso, é fundamental automatizar determinadas rotinas de departamento pessoal. Isso pode ser feito por meio de softwares que asseguram a execução de certas tarefas, como distribuição de holerites, controle das férias e dos cálculos de folha de pagamento.

Contratar e reter profissionais talentosos

Nunca existiram tantos meios para o recrutamento e seleção de profissionais. A internet produz uma enorme capilaridade, garantindo que as mais diversas pessoas conheçam e se candidatem às vagas abertas. No entanto, essa tecnologia também produz desafios.

O primeiro é a contratação de mão de obra qualificada. É preciso de pessoas cada vez mais especializadas, com habilidades específicas para conduzir os processos. Isso gera um enorme desafio à contratação, afinal, falta mão de obra realmente capacitada.

De modo paralelo, os profissionais contam com mais autonomia. Podem decidir entrar e sair do emprego ou trabalhar de forma autônoma. Isso levanta outro desafio: o da retenção. Além de contratar, é preciso criar um ambiente capaz de reter os profissionais talentosos.

Como superá-los? É preciso fazer gestão com pessoas, não gestão de pessoas. As pessoas devem estar no centro da administração e não serem tratadas como meros recursos. Essa maior valorização ajuda na construção de uma marca empregadora e na retenção dos atuais talentos.

Os desafios para o RH na indústria 4.0 dão vários. Tomar decisões de maneira rápida e precisa, se projetar para o futuro e automatizar rotinas são bons exemplos. Para superá-los, é necessário repensar a gestão com pessoas, integrar tecnologias de ponta e capacitar todo o time. Desse modo, toda a empresa — nos vários níveis e áreas — é beneficiada.

 

Fonte: De León Comunicações
Publicado em 14/10/2019