O novo caminho para o sucesso.

Carteira de Trabalho Digital já é uma realidade. Veja os benefícios para as empresas e trabalhadores

No dia 24 de setembro, foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria nº 1.065, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, a qual disciplina a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS Digital, que funciona como uma extensão da carteira de trabalho física (impressa), e que não deixará de existir.

Agora, com a Carteira de Trabalho Digital, tanto trabalhadores quanto empregadores terão fácil acesso ao documento, sempre que precisarem fazer uma consulta, por meio de um aplicativo para celular nas versões iOS, Android e Web. Para acessá-la, basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual (Apple Store da Apple e no Play Store do Android). Via Web, ela está disponível no link https://servicos.mte.gov.br/.

Por sua vez, quem já tem cadastro no sistema acesso.gov.br, pode usar seu login e senha de acesso no App 'Carteira de Trabalho Digital'.

Benefícios

As principais vantagens da CTPS Digital são: celeridade no acesso aos dados trabalhistas atuais e anteriores, possibilitando ao trabalhador fiscalizar suas relações empregatícias; integração das bases de informações do Ministério da Economia; maior aproveitamento das vagas empregatícias; e solicitação de forma mais rápida e ágil da primeira e segunda via da carteira de trabalho física.

Outra vantagem é que, de acordo com a Portaria, os empregadores que têm por dever usar o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas - eSocial, agora não precisarão mais emitir recibos, uma vez que os registros eletrônicos equivalem à apresentação da CTPS em meio digital.

Por fim, é importante salientar que o trabalhador deve ter acesso às informações de seu contrato de trabalho na Carteira de Trabalho Digital após o processamento das respectivas anotações.

Mais informações podem ser conferidas no link http://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-1.065-de-23-de-setembro-de-2019-217773828

Fonte: De León Comunicações
Publicado em 30/09/2019