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Saiba como desenvolver uma boa liderança empresarial

Não existe fórmula mágica nem fórmula pronta para ensinar alguém a liderar. Esse é um assunto intrigante, estimulante e inesgotável, além de necessário, visto que as empresas estão investindo cada vez mais em líderes de qualidade que compreendam e atuem na linha de frente de seus colaboradores.

A liderança depende de um longo e minucioso caminho de superação que vai além das suas limitações e das expectativas alheias. Em geral, a liderança é uma conquista. Segundo Tom Peters, referência em liderança: chegar ao topo é fácil; difícil é conquistar o respeito do grupo.

Por isso, destacamos alguns pontos que devem ser considerados para exercer uma boa liderança.

1. Esclareça as expectativas: lembre-se, existem expectativas de todos os lados, do responsável pela sua contratação ou promoção, de quem faz parte da equipe e também de você mesmo, portanto, reúna a equipe e seja direto sobre o que você espera de cada membro e qual será a sua contribuição para o alcance dos resultados.

2. Reconheça o terreno: com quem você realmente você pode contar? Você tem as pessoas certas no lugar certo fazendo a coisa certa? Os processos estão bem definidos? Os sistemas utilizados são os ideais para o monitoramento frequente dos resultados e o ganho de eficiência? O ambiente trabalho é alegre? Permite autonomia, criatividade e debate?

3. Imponha o seu próprio ritmo: na medida em que você ganha velocidade, deixe claro quanto à forma de acompanhamento dos trabalhos, de monitoramento dos resultados, de cobrança, portanto, seja direto na comunicação, sem entrelinhas ou meias palavras.

4. Conceda uma liberdade vigiada: Delegue responsabilidades e estabeleça prazos, mas não sufoque as pessoas enquanto não chegar a hora de cobrar. Faça apenas perguntas poderosas: como está indo o trabalho? Como eu posso te ajudar? Quem pode trabalhar contigo? Quando podemos falar a respeito? Qual o melhor horário pra você? Simples assim!

5. Reúna a equipe com frequência: uma vez por semana é necessário para alinhar as expectativas, os objetivos, as metas, a forma de trabalho. Faça reuniões produtivas, com início, meio e fim, pauta previamente definida e tempo máximo de duração.

6. Crie um bom networking com os pares: Em geral, líderes de mesmo nível: gerentes, supervisores, coordenadores etc. É óbvio que existe uma competição natural entre os líderes, entretanto, existe muito espaço para trabalho conjunto e ajuda mútua. Em qualquer organização, todas as áreas são interdependentes, portanto, a interação é fundamental para o atingimento dos resultados.

7. Comemore os resultados: uma simples reunião de agradecimento em público, para toda a equipe, não faz mal a ninguém. Foi-se o tempo em que as pessoas eram tratadas como números ou robôs. Hoje, no mundo cada vez mais conectado, simplificado e tecnológico, a inteligência é altamente fugidia e muda de empresa com a mesma facilidade com a qual você troca de roupa.

8. Leia bons livros, muitos livros: é impossível conceber a ideia de que alguém possa atingir o ápice da liderança sem a leitura de bons livros sobre o assunto. Os livros vão resolver todos os seus problemas? Óbvio que não, mas podem lhe oferecer uma infinidade de insights e ajuda-lo a construir o seu próprio caminho na liderança.

 

Fonte: Administradores
Publicado em 15/10/2019