O novo caminho para o sucesso.

Saiba como a tecnologia no terceiro setor pode auxiliar na conquista de recursos

Por muito tempo, acreditou-se que as entidades sem fins lucrativos não visavam lucro e não precisavam de uma administração mais apurada, porém, não é verdade. E para garantir que tudo corra bem, o uso da tecnologia no terceiro setor se torna imprescindível e garante a prosperidade dessas instituições.

Se vamos usar a tecnologia, que seja de maneira estratégica. Então, quando pensar em como aproveitá-la, abra a mente para as diversas opções disponíveis, desde as mídias sociais até os softwares de gestão. Dessa forma, fica muito mais fácil encontrar onde estão as oportunidades para tornar o trabalho da entidade sustentável.

Entenda três formas de se utilizar a tecnologia no Terceiro Setor:

 

1 – Mídias sociais

Segundo o Relatório Global de Tecnologia de ONGs de 2018, as redes sociais são parte importante da estratégia de comunicação e angariação de fundos das organizações. Segundo o documento, 93% das ONGs em todo o mundo possuem uma página no Facebook, 77% têm um perfil no Twitter, 56% têm uma página no LinkedIn, 50% possuem um perfil no Instagram e 36% publicam regularmente em seus blogs.
Diante desses números, se a sua instituição ainda não está inserida neste cenário, com certeza está deixando passar diversas oportunidades de fortalecer as finanças e ampliar as atividades.

 

2 – Computação em nuvem

Hoje, essa alternativa tecnológica que possibilita o acesso a arquivos e a execução de diferentes tarefas por meio da internet é uma ótima opção para quem organiza e coordena as atividades do terceiro setor.
Há também os softwares em nuvem, que dispensam a montagem de uma infraestrutura de TI dentro da organização, pois não precisam ser instalados nos computadores e nem armazenados em bancos de dados próprios. Todo o acesso é feito pela internet.
Todas essas facilidades não trazem apenas agilidade no trabalho, mas também economia, o que é muito importante para essas instituições, uma vez que os recursos financeiros, na maioria das vezes, são bem escassos.

 

3 – Software de gestão

O uso da tecnologia no terceiro setor passa pelo investimento em um software de gestão. É de extrema importância que essas entidades possam contar com um sistema que dê suporte ao trabalho da administração, especialmente da parte financeira.
Como as instituições do terceiro setor geralmente funcionam por meio de doações, saber exatamente o que tem em caixa, o que ainda vai entrar e quando e quais são os gastos é essencial para garantir sua sustentabilidade. Ter os números organizados também é importante na hora de prestar contas das atividades para os apoiadores.
Além disso, poder gerar relatórios sobre as atividades e os gastos de maneira rápida e simples facilita o repasse de informações para novos interessados em colaborar com sua causa. Com tudo em mãos, é muito fácil expor as necessidades da instituição e apontar exatamente o que é preciso para manter os projetos em funcionamento.

 

Fonte: Blog WK Sistemas
Publicado em 31/05/2019