O novo caminho para o sucesso.

Imposto de Renda: saiba como declarar gastos com a educação

Apesar da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física acontecer todos os anos, sempre tem aquela dúvida persistente. Uma dúvida frequente são os gastos com a educação. Como ficam as despesas com material escolar?

A má notícia é que os gastos com material escolar, matrículas ou cursos extras não entram na declaração. A legislação não permite abater cursos de idioma, ballet e cursinho pré-vestibular. É permitida apenas a dedução de despesas que vão desde a creche até o ensino superior.

No entanto, há um limite na dedução com gastos provenientes da educação. Se a pessoa paga R$600 reais de mensalidade da escola do filho, em doze meses, ela vai pagar R$7.200, mas só vai poder declarar até 3.561,50.

O contribuinte tem três alternativas para fazer a declaração. A primeira, é por meio do Programa disponível para download no site da Receita Federal. A outra é preenchendo a declaração direito no site e por fim, é possível optar pela declaração pré-pronta, mas essa alternativa necessita de certificado digital.

 

Por DeLeón Comunicações
Fonte: Jornal Contábil
Publicado em 26/03/2019