O novo caminho para o sucesso.

Implementação da IFRS 16 é desafio para as empresas

Segundo um estudo global realizado pela KPMG, 67% das empresas que participaram da avaliação ainda não estão preparadas para a IFRS 16, nova norma de arrendamento mercantil. Embora 45% delas tenham um software apropriado para esse tipo de contrato, somente um quarto do total, ou seja, (25%) já completaram a avaliação dos efeitos contábeis e apenas 3% concluíram projetos de compliance para a adequação à norma.

De acordo com os dados, a grande maioria das empresas (83%) ainda não haviam completado a etapa de coleta e validação de dados e menos da metade (44%), concluíram um inventário de suas operações de arrendamento mercantil.

A pesquisa ainda destacou as diferentes formas das empresas aplicarem a IFRS 16 ou a ASC 842. No caso da primeira, 58% das empresas estão planejando adotar uma abordagem modificada, que não requer a atualização dos períodos comparativos.

As novas normas de operação de arrendamento mercantil (IFRS 16 a ASC 842) entraram em vigor em 1º de janeiro de 2019. Parte das empresas ainda apresentam dificuldades para implementação, gerando impacto em diversos processos internos.

 

Fonte: KPMG
Publicado em 26/02/2019