O novo caminho para o sucesso.

Entenda como a previsibilidade financeira pode impactar o seu negócio

Ser dono do seu próprio negócio não é uma tarefa fácil, isso porque no final de tudo você nunca saberá quanto entrará de verba no próximo mês. Por esse motivo, o planejamento é mais que fundamental para impedir uma possível falência.

Portanto, realizar uma previsibilidade financeira em seu negócio, garante uma prevenção maior para os empresários, além de evitar imprevistos. Abaixo listamos algumas dicas:

1 – Planejamento, sem ele você não chegará em lugar algum. 

O planejamento é a estrutura básica de tudo em nossas vidas. Sem um planejamento você não irá a lugar algum com ou sem sua empresa. Se você se programar com um objetivo específico de visão organizacional, você estará na frente de todos.

Planejar a trajetória da sua empresa é fundamental, assim como você seu negócio precisa de um destino e de um objetivo. Previsibilidade financeira é estar preparado para o amanhã.

Pense que sua empresa pode entrar em crise ou até mesmo um dia operar no teto máximo de capital. Se o financeiro não estiver dando conta de fechar as contas acaba que no final sai mais do que entra na empresa. Podendo ir à falência.

2 – Tenha uma planilha de controle

Por mais que às vezes seja chato preencher aquelas planilhas com vários itens e números ela é necessária. É muito importante ter o controle dos gastos na sua empresa.

Coloque na planilha todos os seus gastos desde a energia elétrica que gasta até os pagamentos dos funcionários.

Previsibilidade é a característica do que é previsível daquilo que pode acontecer e que pode ser evitado.

Toda empresa necessita de um controle, se não houver um controle financeiro eficiente, você será prejudicado e sua empresa também.

3 – Estudar o que ganhou hoje para saber quanto ganhará amanhã

A previsibilidade financeira também é fazer uma análise de quanto ganha hoje para saber quanto ganhará no futuro. Ela funciona como um prognóstico do seu negócio  servindo para compreender o valor da sua empresa.

Ao fazer essa análise, fica mais evidente saber se houve mais lucros para fazer mais investimentos. No entanto, caso seja prejuízo terá que reduzir os custos fixos, talvez tentar negociar por um preço mais acessível seja mais fácil do que cortar por inteiro aquele serviço na sua empresa.

Quando você tem uma previsão do que irá ganhar no próximo período as decisões por muitas vezes ficam mais fáceis de serem tomadas, finalmente chegará o momento de fazer um crescimento e ampliar o seu negócio.

 

Fonte:  Jornal Contábil
Publicado em 27/09/2019