O novo caminho para o sucesso.

Desenvolvimento de equipes se torna tendência nas empresas

Atualmente os gestores entendem e dão um maior reconhecimento à importância de desenvolver competências e habilidades dos colaboradores. Investir diretamente na equipe traz benefícios tanto para o desenvolvimento profissional de cada membro quanto para o crescimento de uma empresa.

Por isso, acompanhar as tendências de treinamento e desenvolvimento de equipes passa a ser uma tarefa crucial para garantir uma boa gestão de time, além de trabalhar por melhores resultados.

Oferecer treinamentos técnicos e comportamentais, esta se tornando uma grande tendência no mundo corporativo, mensurar e avaliar os resultados deste tipo de ação é a chave para o sucesso empresarial com um todo. As métricas servem para mostrar ao gestor se sua equipe está indo no caminho certo e quais são os pontos a serem melhorados, o que é fundamental para a otimização dos resultados.

Outra ferramenta excelente para o desenvolvimento individual e em equipe de seus funcionários é o feedback, que também funciona de maneira reversa, sendo uma ótima forma de avaliar o trabalho do gestor e até a eficácia dos treinamentos oferecidos pela empresa. É importante estabelecer uma cultura de feedback em sua organização, pois esta ação é capaz de corrigir falhas pontuais e melhorar a comunicação entre colaboradores e líderes.

As diferenças entre um chefe e um líder estão amplamente difundidas e os gestores que estão atentos a isso, sabem o quanto o desenvolvimento de liderança é uma tendência e quem não investir nisso pode acabar ficando para trás. Tendo em vista que, um bom líder é capaz de melhorar o clima corporativo e trabalhar o desenvolvimento de sua equipe.

Microlearning é um método de ensino a distância que se apresenta de maneira mais flexível aos colaboradores de uma empresa, adaptando-se melhor à sua rotina. O conteúdo total é dividido em minicursos, o que torna o treinamento menos cansativo, assim, cada funcionário realiza apenas os cursos que serão úteis para o desenvolvimento das habilidades e conhecimentos necessários para o desempenho da sua função, economizando tempo e recursos.

Uma grande tendência na área de desenvolvimento de equipes é que cada vez mais os líderes e as empresas responsáveis por treinamentos estão realizando capacitações focadas nas reais necessidades da organização. Ou seja, os treinamentos não são mais genéricos, mas sim adaptados aos valores e necessidades da empresa, o que proporciona uma melhor performance de seus colaboradores.

As empresas também têm investido no treinamento vivencial que é uma ferramenta incrível para o desenvolvimento de equipes, pois ela trabalha todos os pontos importantes para isso, como: motivação, inspiração, conexão com a empresa, sentimento de pertencimento, união, trabalho em equipe etc.

 

Fonte: Administradores
Publicado em 11/09/2019