O novo caminho para o sucesso.

Cuidados com a lavagem de roupas são importantes durante a pandemia

O número de casos do novo coronavírus vem crescendo nas últimas semanas na capital paulista. Por isso, ainda é muito importante manter alguns hábitos de higiene para prevenir o contágio do vírus, e isso inclui a lavagem de roupas, lençóis e toalhas de banho e de rosto.

De acordo a coordenadoria de Vigilância em SaúdeSolange Maria Saboia e Silva, o vírus pode permanecer em tecidos, principalmente em pessoas infectadas ou que apresentam algum sintoma. “Após tossir ou espirrar, o vírus pode ficar sim nas roupas, mesmo que por um curto período de tempo. Então, é indicado aumentar a frequência de lavagem das roupas”, informa.

Quando há uma pessoa infectada em casa, o ideal é que as roupas sejam lavadas separadamente. O responsável pela higienização não deve ter contato direto com as peças, por isso é recomendado utilizar luvas durante o processo. Além disso, é importante também aumentar a frequência da lavagem. Lençóis, fronhas e devem ser trocados a cada dois dias. O mesmo deve ser feito com toalhas de banho e de rosto.

Para Solange, não compartilhar itens pessoais é essencial na prevenção da Covid-19. “Isso inclui toalhas de banho e outras roupas. Pessoas que apresentam sintomas devem ter peças de uso exclusivo, para não correr o risco de transmitir o vírus para outras pessoas da casa”, conclui.  Ainda segundo a especialista, água e sabão são suficientes para higienizar essas roupas. O processo também deve incluir a secagem e é importante passar as peças antes de reutilizá-las.

Vale lembrar que, para as pessoas que não têm sintomas e que precisam sair de casa, todas as peças de roupa devem ser lavadas após o retorno. É importante não reusá-las antes da higienização completa.

 

Fonte: Prefeitura de São Paulo
Publicado em 22/05/2020