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Conheça o papel da análise preditiva no RH

A análise preditiva é uma junção diversas tecnologias, como machine learning e inteligência artificial com coleta de dados e estatísticas, que  conseguem  fazer previsões que poderão impactar no empreendimento.  Essa possibilidade está afetando diretamente a área de Recursos Humanos, no tocante à forma de gerir pessoas e no desenvolvimento de carreira dos colaboradores.

Esse conceito é sempre comparado com uma bola de cristal dentro das empresas e, para a gestora em Marketing Ivana Mozetic, essa comparação é válida, uma vez que se consegue enxergar de forma ampla o ciclo de vida do funcionário desde a sua contratação até a saída, tendo a possibilidade de observar os motivos da troca de emprego daquele profissional. Além disso, permite que o RH se antecipe a futuros riscos, perceba oportunidades e faça um planejamento adequado a longo prazo.

“Precisamos aceitar que a era dos dados é a nova realidade que vivemos. De acordo com o estudo, 70% das empresas brasileiras contam com planejamento e até investimento para digitalizar o negócio”, aponta a especialista.

Sabendo disso, é preciso ter em mente que o RH não pode ficar de fora dessa transformação. Isso porque uma empresa não consegue ser competitiva e se posicionar no mercado sem uma equipe estável e que consiga dar continuidade aos processos daquela companhia. Um estudo feito pela Harvard Business Review revelou que 80% do turnover nas empresas acontece devido à contratação de profissionais inadequados. E pode acreditar: o mercado não aceita mais isso, motivo pelo qual a tecnologia está atuando para melhorar este panorama.

E vale ressaltar aqui que a implementação do processo de análise preditiva nas empresas não é algo que acontece do dia para a noite. Para dar início, a empresa precisa coletar dados dos funcionários, como distância pro trabalho, idade, escolaridade, entre outros. Em seguida, a compilação pode ser feita no excel, para facilitar a análise.

“Com os dados mais claros para visualização, a equipe de RH poderá enxergar de forma mais objetiva os números. Estes dados poderão responder perguntas como: qual a taxa de rotatividade deste ano? Houve mais queda que do ano anterior? Com essas respostas na mão, o gestor tem maiores chances de resolver dificuldades pelas quais a empresa pode passar”, salienta Mozetic.

 

Fonte: Nr7- Comunicação
Publicado em 08/11/2019