O novo caminho para o sucesso.

A importância dos Controles Internos para as empresas

O Controle Interno é caracterizado em uma empresa como um conjunto de mecanismos ou rotinas que têm por objetivo proteger seus ativos, produzindo dados contábeis confiáveis e conduzindo ordenadamente todos os setores.

Levando em consideração a grande importância do assunto, a JGA Assessoria Contábil, em conjunto com a JGA Treinamentos, promoverá nos dias 11 e 18 de março, o curso "Controles Internos: Uma ferramenta para redução dos custos e aumento dos lucros e da segurança de sua empresa".

A atividade será conduzida pelo professor e consultor empresarial, Sérgio Lopes, mestre em administração, com mais de 50 anos de experiência profissional adquirida em empresas de diferentes portes e segmentos econômicos.

No treinamento, os participantes terão a oportunidade de avaliar como os Controles Internos minimizam os riscos, garantem a precisão dos dados econômicos, fomentam o aproveitamento operacional e encorajam o atendimento às políticas, regras e leis, além de passarem segurança aos diretores e aos clientes para a tomada de decisões.

Em entrevista exclusiva à JGA, o professor Sérgio Lopes fala sobre a importância deste treinamento. Acompanhe:

Quais técnicas e ferramentas são recomendadas para facilitar o exercício dos Controles Internos nas empresas?

São várias as técnicas e as ferramentas de controles internos que devem ser implantadas e utilizadas pelas empresas, a saber: políticas e diretrizes internas, procedimentos administrativos, sistemas de Comunicações internas, estrutura organizacional, áreas x atribuições organizacionais, estrutura de cargos, atribuições funcionais, Código de Ética, regulamento interno, orçamento empresarial, indicadores de gestão, auditorias internas e/ou externas e compliance. Em nosso curso nós exploraremos e explicaremos cada uma delas e qual sua utilidade como ferramenta de Controle Interno.

Em sua visão, por que é necessária a capacitação de pessoas para a identificação e análise de necessidades de Controles Internos nessas organizações?

Porque a ausência de Controles Internos cria oportunidades de serem praticados atos lesivos contra a empresa, eu diria até, que a falta de Controles Internos é um convite a alguém "cair em tentação". Então quanto mais pessoas estiverem capacitadas a identificar as brechas que existem na empresa e agirem para as fecharem, menores serão as chances dos atos ilícitos ocorrerem.

O que são e para que servem o compliance e os Controles Internos? Qual é a diferença entre eles?

Eu entendo que o Compliance, um novo e vigoroso dispositivo de proteção às empresas, é mais uma ferramenta de Controle Interno que chegou para se juntar às técnicas e instrumentos que já existiam, para fortalecer e aprimorar os Controles Internos. Dito isto, eu resumiria que o Compliance é uma ferramenta e os Controles Internos é um sistema de proteção e segurança da empresa do qual o Compliance passou a fazer parte recentemente.

O Controle Interno pode ser visto como uma forma de praticar o gerenciamento do risco?

Sim, porque quanto mais você pratica o Controle Interno menor é o risco que a empresa corre. Por exemplo, se a empresa possui formatadas, definidas e divulgadas suas políticas comerciais, financeiras e de RH e as pratica consistentemente e de forma transparente, ela, com certeza, tem seus riscos nestas áreas reduzidos e suas consequências mitigadas. Não me arrisco a dizer que a empresa, no exemplo acima, terá eliminado e zerado o risco; pois todo processo pode ter riscos de práticas de atos ilícitos.

Como os Controles Internos podem reduzir os custos, aumentar os lucros e a segurança de uma empresa?

Este é um trinômio que ocorre sempre que a empresa deixa de gastar ou perder dinheiro por falta de controle e trabalha dentro das regras e da legislação que baliza suas atividades e seus negócios. Por exemplo, contratar colaboradores sem os devidos registros legais. A economia de hoje gerará um gasto muito maior amanhã, por conta de uma demanda trabalhista. Uma situação desta, além de provocar aumento nos custos da empresa, criará também uma situação de desconforto e insegurança. Por isso, não tenho medo de errar ao afirmar que o que parece ser burocracia gratuita e indesejável por muitos (Controles Internos) é na verdade uma ferramenta de gestão que contribui, e muito, para a redução dos custos e, consequentemente, aumento dos lucros e da segurança da empresa.

Quais serão os objetivos do curso a ser ministrado na JGA Treinamentos sobre o tema "Controles Internos: Uma ferramenta para redução dos custos e aumento dos lucros e da segurança de sua empresa" e qual é a importância dos interessados participarem?

São três, a saber: apresentar conceitos, modelos, técnicas e ferramentas que visam auxiliar e facilitar o exercício dos controles internos, capacitar os participantes na identificação e na análise de necessidades de controles internos nas empresas e subsidiar processos de decisão na seleção e implementação de ferramentas de controle interno nas organizações.


Faça sua inscrição!

Atividade: Controles Internos: Uma ferramenta para redução dos custos e aumento dos lucros e da segurança de sua empresa.

Data: dias 11 e 18 de março de 2020 - quartas-feiras.

Carga Horária: 16 horas - das 9h às 18h horas.

Local: Rua Tupi, 118, 1º andar, conjunto 12 - Santa Cecília. São Paulo/SP.

Informações: (11) 3660-0590 ou treinamentos@jga.com.br.

 

Publicado em 11/02/2020