O novo caminho para o sucesso.

A Geração Millennial e o seu apego a valores éticos na troca de emprego

Após um grupo de funcionários do google decidir sair do emprego, após ser revelado que a empresa tinha envolvimento com o projeto Maven, que fornecia e processava dados de drones militares do EUA, surgiu o questionamento: Você abriria mão de sua carreira por conta de seus valores éticos?.

A história desses profissionais que deixaram de lado sua carreira dentro de uma grande empresa de tecnologia por não compactuarem com a decisão de seu diretor revela a tendência que jovens da geração Millennial, nascidos entre os anos 1980 até os meados de 1990, têm em “fazer a diferença” por meio de seu trabalho.

Pesquisas acadêmicas e corporativas sugerem que essa geração quer trabalhar para empregadores éticos, comprometidos com a diversidade e fazendo sua parte para tornar o mundo um lugar melhor.

“A boa notícia é que a pressão dos funcionários pode provocar mudanças tangíveis. Muitos empregadores buscam atender a essas demandas por meio da filantropia e da responsabilidade social corporativa, assim como por estabelecer um posicionamento ético mais explícito. Oferecer "uma bússola moral" é cada vez mais importante para atrair talentos jovens” diz Lee Caraher, autor do livro Millennials & Management.

O resultado do caso do Google, pelo menos, traz alguma esperança. A empresa não renovou o projeto Maven em meio às críticas dos funcionários e parcialmente abandonou um contrato lucrativo com o Pentágono porque ele não se alinhava com seus "princípios de IA (inteligência artificial)". Tratou-se de um sacrifício, mas que a gigante da tecnologia pode se permitir fazer.

Alguns de seus trabalhadores, ao que parece, também poderiam se dar ao luxo de colocar seus valores em primeiro lugar: suas subsistências não eram tão vulneráveis, e eles tinham boas perspectivas de emprego em outros lugares.

Mas para a maioria daqueles que sentem que seu trabalho está em conflito com seus valores, a má notícia é que "fazer a diferença" e "seguir sua paixão" são decisões financeiras. E essas são mais bem feitas com uma cabeça fria e os números realistas na sua frente.

 

Fonte: BBC News
Publicado em 20/12/2018